A Paraíba tem 22 cidades correndo risco de enfrentar uma epidemia de dengue e outras 101 estão em situação de alerta para a doença. Os números foram divulgados nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Saúde. No país inteiro, 117 municípios têm risco de ocorrência de epidemia .
O Levantamento Rápido do Índice de Infestação pelo Aedes aegypti (LIRAa) foi realizado em outubro pelo Ministério da Saúde em conjunto com estados e municípios. A pesquisa, realizada em 1.463 cidades, identifica os bairros onde estão concentrados os focos de reprodução do mosquito transmissor da doença .Ela é considerada um instrumento fundamental para orientar as ações de controle da dengue e pode antecipar as ações de prevenção.
Os municípios classificados como de risco apresentam larvas do mosquito em mais de 3,9% dos imóveis pesquisados. É considerado estado de alerta quando menos de 3,9% dos imóveis pesquisados têm larvas do mosquito, e satisfatório quando o índice está abaixo de 1% de larvas do Aedes aegypti.
Na Paraíba o maior índice de infestação foi registrado na cidade de Igaracy, no Sertão, com 12%. Em seguida aparecem Riacho dos Cavalos, com 10 %; Alagoa Nova, com 8,1%; Aroeiras com 7,3%; e São Vicente do Seridó, 7,0%.
O Ministério da Saúde também revelou que em 2014 já foram registrados 5.161 casos de dengue na Paraíba. Sete pessoas morreram vítimas da doença no Estado este ano.
Fonte : JP
0 comentários:
Postar um comentário